Flint Consultoria http://flintconsultoria.com.br Thu, 11 Jun 2020 00:21:33 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.4.2 Como a Lavanda Limpeza inovou para dar autonomia aos colaboradores? http://flintconsultoria.com.br/como-a-lavanda-limpeza-inovou-para-dar-autonomia-aos-colaboradores/ http://flintconsultoria.com.br/como-a-lavanda-limpeza-inovou-para-dar-autonomia-aos-colaboradores/#respond Thu, 11 Jun 2020 00:01:19 +0000 http://flintconsultoria.com.br/?p=408 Dando andamento ao “case da empresa Lavanda Limpeza”, vou compartilhar  como fizemos para comunicar os valores em tempos de “confinamento”, e alguns “insights” que estão ocorrendo nos últimos dias. Missão/propósito Lavanda:  “Melhorar ambientes, fazendo algo a mais para encantar pessoas!”   A empresa optou por comunicar em seu layout interno, orçamentos, código de ética o […]

O post Como a Lavanda Limpeza inovou para dar autonomia aos colaboradores? apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
Dando andamento ao “case da empresa Lavanda Limpeza”, vou compartilhar  como fizemos para comunicar os valores em tempos de “confinamento”, e alguns “insights” que estão ocorrendo nos últimos dias.

Missão/propósito Lavanda:  “Melhorar ambientes, fazendo algo a mais para encantar pessoas!”

 

A empresa optou por comunicar em seu layout interno, orçamentos, código de ética o termo “Missão”. Algumas pessoas podem questionar-se: missão é diferente de propósito? Na verdade esse é um assunto um pouco polêmico. O tema foi debatido semana passada no Resumocast (O primeiro e mais baixado podcast de resumos de livros de empreendedorismo do Brasil) sem um consenso dos empreendedores.

 

Missão e propósito são a mesma coisa?

 

Fiz esse questionamento em meu Instagram  e tive uma resposta muito esclarecedora: “Não, mas os dois se complementam. Propósito é o que nos dá sentido de viver e gera o desejo de realizar, é o que faz pulsar o coração e levantar todos os dias. A missão é aquilo que de concreto temos que realizar, são as ações que tomamos para efetivar o propósito. Então se a missão falhar, não significa que nosso propósito não será alcançado”.

 

Clareza do porquê!

 

Eu nunca interfiro na cultura da empresa sobre o que é certo ou errado. O mais importante é começar qualquer transformação respondendo o porquê. Se a liderança gosta da palavra missão, ok. Se prefere alterar para propósito, ok também. O mais importante é ter clareza do porquê e praticá-lo diariamente, saber  qual é a razão de existir daquele negócio.

 

Valores

 

Tão importante quanto a missão/propósito é a definição do caminho….o quê considerar para cumprir essa jornada. Na Lavanda o trabalho foi muito criativo e participativo. Tive oportunidade de sugerir que eles mantivessem sua “identidade”, principalmente na justificativa de cada palavra.

 

Cultura Lavanda: disseminar através de vídeos gravados.

 

Os desafios durante a pandemia seriam bastante particular. Como comunicar essa proposta? Não é possível reunir colaboradores de forma presencial, e agora? Esperamos “o confinamento” passar? Que data será essa? Como evoluir sem comunicar a cultura desejada? E se… utilizássemos a tecnologia como aliada? A partir daí, o foco foi planejar esse relacionamento para criar engajamento com a equipe. Compartilho abaixo trechos de nossa mensagem para equipe:

Somos Lavanda! 

 “Para comunicar nossa intenção de fazer a diferença nos locais onde passamos, definimos nossa missão de uma forma simples e clara para falarmos a mesma língua. Mas o que isso significa? Que todas as pessoas que se juntarem a nós a partir desse momento, precisam estar alinhadas conosco. Com nossa forma de pensar. Com nosso propósito!”

Muito bem, você deve estar pensando: “como” fazer isso?

Mais importante que escrever procedimentos e processos rígidos, queremos que você entenda nossos valores! Sabemos que em nosso dia a dia surgem várias questões que não estão previstas e muitas vezes não sabemos como agir. Acreditamos que se você compreender nossa maneira de pensar, suas decisões serão mais assertivas, simples e rápidas. Dando mais liberdade a você, nos poupando tempo e trazendo inovações para nossa empresa.

Descrevemos nossos valores, em 5 pilares que  sustentam o nosso missão, são eles:

1) É preciso fazer todo dia: Levanta e te espicha. 

2)  Cuidado: Entra e toma conta do campinho. 

3) Flexibilidade: Faz o máximo tu pode do jeito deles!

4) Afetividade: Acredite que relacionamentos vão além de negócios! Plante o que você colher!

5) Pessoalidade: Deixe a tua marca. Faça o seu algo a mais!

 

E aí, queremos saber o que você acha de nossa estratégia? Faz sentido para você? Quer continuar acompanhando esse “case”?

 

 

 

 

 

O post Como a Lavanda Limpeza inovou para dar autonomia aos colaboradores? apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
http://flintconsultoria.com.br/como-a-lavanda-limpeza-inovou-para-dar-autonomia-aos-colaboradores/feed/ 0
A redefinição da cultura Lavanda Limpeza! http://flintconsultoria.com.br/a-redefinicao-da-cultura-lavanda-limpeza/ http://flintconsultoria.com.br/a-redefinicao-da-cultura-lavanda-limpeza/#respond Fri, 05 Jun 2020 15:49:11 +0000 http://flintconsultoria.com.br/?p=391 Muito bem pessoal, junho iniciando e já entramos no quarto mês de “confinamento” coletivo com a pandemia COVID 19. Esse último trimestre foi também a oportunidade de “olhar para dentro” e inovar nas práticas de gestão para seguir em frente!   Os cases de sucesso!   Várias “lives” bombardeando nossa rotina e minha principal reflexão […]

O post A redefinição da cultura Lavanda Limpeza! apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
Muito bem pessoal, junho iniciando e já entramos no quarto mês de “confinamento” coletivo com a pandemia COVID 19. Esse último trimestre foi também a oportunidade de “olhar para dentro” e inovar nas práticas de gestão para seguir em frente!

 

Os cases de sucesso!

 

Várias “lives” bombardeando nossa rotina e minha principal reflexão foi: como posso ser útil em momentos de crise? A resposta foi óbvia: ajudando meus atuais clientes a sair dela. Alguns contatos realizados e o novo desafio estava mapeado: reestruturar a “Cultura Lavanda” para evolução contínua do negócio!

 

ISO 9001 ou  Redefinição da Cultura?

 

A liderança da empresa tinha um objetivo claro: aproveitar o momento de crise para organizar o negócio e preparar-se para o futuro! Mas de que forma? Após um diagnóstico cuidadoso do momento atual da empresa, optamos pela segunda opção: redefinir o propósito/missão da empresa antes de qualquer movimento nos programas e ferramentas de gestão.

 

Seis anos no mercado e muitas consultorias

 

Inicialmente foi possível identificar a evolução rápida da empresa e iniciativa constante em buscar ajuda técnica para melhoria contínua do negócio! Vários documentos formalizados existiam: missão, valores, regulamento interno, etc…mas qual o sentido de tudo isso?

 

O “porquê” fazemos o que fazemos?

 

Ao questioná-los sobre a ligação de tudo isso, eles ainda não tinham clareza da resposta. Então foi momento de redefinir a missão que era: “Ser uma empresa que busca constantemente a melhoria contínua, através de programas que buscam um alto padrão de atendimento e simplicidade nas relações, atendendo as premissas da qualidade e compromissos no dia a dia com os nossos clientes”. O único lugar que a mesma era comunicada era no manual do colaborador, muitas vezes “deixado de lado” na correria do dia a dia. Existia a necessidade de algo leve, simples e personalizado.

 

Nosso novo “porquê”!

 

Ao observar o clima organizacional da empresa, uma fala era bastante clara: a todo momento Leonardo dia “faça o algo a mais” e a Taís me mostrando no whatsapp das “Lavandetis” a publicação de uma colaboradora da empresa que tinha feito “o algo a mais” num supermercado, limpando o painel superior de sinalização do caixa no seu tempo ocioso.

 

Encantada!

Foi sentimento que tive ao visitar o local. Havia conhecido o casal num curso sobre liderança e engajamento de equipes na Apeme Garibaldi RS. Jamais imaginei uma empresa de limpeza com tanto capricho e cuidado em todos os aspectos: fachada, layout interno, comunicação visual, frases de Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” expressava a ideia do nosso encontro.

Propósito Lavanda: “Melhorar ambientes, fazendo algo a mais para encantar pessoas!”

Dois dias de diagnóstico e muito bate-papo, visitando os principais clientes e conhecendo o histórico da empresa nestes seis anos de mercado, tudo ficou resumido a três atitudes: melhorar, fazer, encantar…e a nova missão da empresa já estava memorizada, agora quase que voluntariamente pela liderança e comunicada sem ajuda do “regulamento interno”: “Melhorar ambientes, fazendo algo a mais para encantar pessoas!”

 

Gostou? Quer saber mais desse “case”? Com o objetivo de compartilhar boas práticas nesse momento de pandemia, o mês de junho será dedicado a esse “case”da Flint. Na próxima semana falaremos sobre os valores e código de ética. Até breve!

O post A redefinição da cultura Lavanda Limpeza! apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
http://flintconsultoria.com.br/a-redefinicao-da-cultura-lavanda-limpeza/feed/ 0
O que compartilhar em momentos de crise? http://flintconsultoria.com.br/o-que-compartilhar-em-momentos-de-crise/ http://flintconsultoria.com.br/o-que-compartilhar-em-momentos-de-crise/#respond Fri, 10 Apr 2020 13:31:48 +0000 http://flintconsultoria.com.br/?p=377 Muito bem pessoal, já estava com saudades…O tempo voa e já faz um mês que não compartilho nada aqui no meu blog. Março tem sido um mês bastante atípico para Flint desde 2019.   Março: Mês dedicado às mulheres empreendedoras   Ano passado tomei uma decisão que teve um impacto muito grande em como enxergo […]

O post O que compartilhar em momentos de crise? apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
Muito bem pessoal, já estava com saudades…O tempo voa e já faz um mês que não compartilho nada aqui no meu blog. Março tem sido um mês bastante atípico para Flint desde 2019.

 

Março: Mês dedicado às mulheres empreendedoras

 

Ano passado tomei uma decisão que teve um impacto muito grande em como enxergo o meu ano. Ao inovar fazendo um happy hour para mulheres empreendedoras, tive que abrir mão de algumas “coisas boas” que tinha o hábito de curtir como o Carnaval, tirar janeiro e fevereiro para dar uma “desacelerada” na rotina, afinal, para meu “modelo de negócio”, o ano só começava depois do Carnaval.

 

O início do blog…

 

Quando iniciei o blog, a ideia era escrever uma história por dia durante o mês de março sobre mulheres que tiveram uma influência positiva em minha trajetória.

Queria desmistificar o fato que as “super mulheres” que admiramos, estão sempre muito longe da nossa realidade. 

 

Ideia X execução: mundos completamente diferentes

 

Somente quando comecei a escrever, percebi a dificuldade de cumprir meu planejamento. Era muita coisa nova acontecendo ao mesmo tempo para dar conta! Foi preciso calma e novos “acordos comigo” para entender que estava tudo bem: poderia ser uma história por semana.

 

“Escravas” da rotina ou um ritual prazeroso?

 

Ao conversar com algumas amigas, elas  concordaram que era muito conteúdo, que gostavam do que eu escrevia, mas nem sempre tinham tempo para ler. Algumas empreendedoras digitais trouxeram a questão de “não dar conta” de ficar postando, porque “TEM” que ser assim, e muitas vezes acabam deixando seus projetos de lado devido a pressão por conteúdo.

A Pandemia e a disputa por atenção nunca foi tão grande!

 

Muito bem, justamente no mês de março, fiz minha mudança para São Paulo e um dia depois, inicia toda crise que ainda estamos vivendo  do Covid-19. Enquanto vários amigos mantiveram uma rotina em seus home offices, e faziam questão de falar que estavam trabalhando mais ainda, eu não tinha mais o meu, rsrs!Estava sem internet, mobiliando o apartamento, fato que achei até positivo, porque nunca vi tanta gente fazendo “lives”e tentando chamar a atenção.

 

Um “cego” na floresta querendo “ajudar” os outros a achar a saída…

 

Nas poucas conversas que participei, senti que estava perdendo meu tempo. Temos um cenário muito incerto ainda, não sabemos o que irá acontecer, mas “insistimos” em não ficar parados um pouquinho, observando as transformações, principalmente que ocorrem conosco, para aí sim, ter um plano mais consistente para colocar em prática. 

 

SMV 2020: Semana de Marketing e Vendas da Agência Pro+ e a maratona de palestras online gratuitas

Algo que vem me surpreendendo é o conteúdo da SMV que “somente agora” parei para assistir. Curti tanto que a partir da próxima semana, vou compartilhar aqui minhas anotações e o que tenho aprendido com colegas no maior congresso online gratuito sobre marketing, vendas, produtividade e negócios que tive o privilégio de participar como palestrante. Foram mais de 20 mil inscritos no Congresso! As palestras foram gravadas em fevereiro com mais de 80 profissionais e a Agência Pro+ disponibilizou 12 das 74 neste link dos vídeos: https://bit.ly/34eDava.

 

Daiana Wendler: Como estruturar os processos de uma agência?

 

Além de rever a minha palestra com a família reunida, já assisti a Renata Centurion: Como melhorar a performance comercial das agências digitais e o Alfredo Soares: Empreendedorismo em agências na visão de Alfredo Soares. Profissionais incríveis que trazem percepções diferentes e complementares sobre “entregar solução e valor para o cliente”. Assuntos que  abordarei aqui a partir da próxima semana: até breve!

 

#agencias #marketingdigital #palestras

O post O que compartilhar em momentos de crise? apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
http://flintconsultoria.com.br/o-que-compartilhar-em-momentos-de-crise/feed/ 0
“Que beleza conhecer o desencanto e ver tudo mais claro no escuro” http://flintconsultoria.com.br/que-beleza-conhecer-o-desencanto-e-ver-tudo-mais-claro-no-escuro/ http://flintconsultoria.com.br/que-beleza-conhecer-o-desencanto-e-ver-tudo-mais-claro-no-escuro/#respond Thu, 27 Feb 2020 13:29:49 +0000 http://flintconsultoria.com.br/?p=370 Estava escutando essa música do Tim Maia e achei o título muito apropriado para o tema de hoje! Quem sabe através de uma abordagem diferente você não diga: “Abra a porta, e vai entrando…felicidade vai brilhar no mundo” Rsrs 🙂 Trabalhar com a economia criativa e principalmente com uma palestra que traz no título palavras […]

O post “Que beleza conhecer o desencanto e ver tudo mais claro no escuro” apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
Estava escutando essa música do Tim Maia e achei o título muito apropriado para o tema de hoje! Quem sabe através de uma abordagem diferente você não diga: “Abra a porta, e vai entrando…felicidade vai brilhar no mundo” Rsrs 🙂

Trabalhar com a economia criativa e principalmente com uma palestra que traz no título palavras como: transformação, princesa e desencanto faz com que mesmo quem nunca tenha a assistido,  envie notícias para contribuir com o tema.

 

‘Cinderela’: ela não o quer, ele é um obsessivo 

A notícia foi postada em 2017 no “El país – Brasil”, falava sobre as mentiras que a Disney conta para não traumatizar as crianças. Aborda o filme da ‘Cinderela’, de 1950, baseado no conto ‘A gata borralheira’, que o francês Charles Perrault escreveu em 1967 para trazer uma nova versão para história.

Onde está a mentira? 

No conto de Perrault, o príncipe fica com Cinderela (aqui chamada Aschenputtel) depois de muita insistência e ela o aceita sem muita vontade. Ele a persegue em três ocasiões diferentes, mas ela se esconde graças a seus poderes mágicos. Na terceira, o príncipe obsessivo não está disposto a deixá-la escapar, então cobre as escadarias do palácio com breu para que os sapatos de sua perseguida fiquem grudados. Finalmente, Aschenputtel se casa com o príncipe porque se dá conta de que não vai conseguir se livrar dele. 

A versão da Disney

Muito diferente do que contou a Disney: príncipe bonito e rico se casa com donzela bonita e pobre porque os dois se apaixonam, literalmente, sem proferir uma palavra. Quando vi isso logo pensei: realidade cada vez mais “desencanada”. Para mim essa palavra é positiva e autêntica, pois somente através dela pode existir um movimento. Que versão você quer contar da sua história?

Perfeição ao invés de transformação?

Temos livre arbítrio para escrever nossa história a cada dia. Tem pessoas que querem viver uma vida que não é real. Parece que todo mundo vê isso, menos elas. Assim como o príncipe obsessivo da Cinderela, essas pessoas também estão doentes. E a versão do príncipe nada “encantado” é um personagem bem real, atual e conhecido. 

E como “re” conquistar o encanto? 

Na verdade, o encanto tem que ser pelo real. Não por projetos ou vidas que são fantasias e geram consumo de objetos e tempo das pessoas! Como já dizia Tim Maia: “Que beleza é saber seu nome, sua origem, seu passado e  seu futuro. Que beleza é conhecer o desencanto, e ver tudo bem mais claro no escuro!” 

Que tal aproveitar que o “carnaval” acabou e tirar a máscara? Ainda dá tempo de fazer um ano bem encantado, imperfeito com certeza, mas com a “sua cara” nele! 

O post “Que beleza conhecer o desencanto e ver tudo mais claro no escuro” apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
http://flintconsultoria.com.br/que-beleza-conhecer-o-desencanto-e-ver-tudo-mais-claro-no-escuro/feed/ 0
Santo de casa não faz milagre: uma reflexão sobre o que você traz na essência! http://flintconsultoria.com.br/santo-de-casa-nao-faz-milagre-uma-reflexao-sobre-o-que-voce-traz-na-essencia/ http://flintconsultoria.com.br/santo-de-casa-nao-faz-milagre-uma-reflexao-sobre-o-que-voce-traz-na-essencia/#respond Thu, 20 Feb 2020 13:12:44 +0000 http://flintconsultoria.com.br/?p=349 Semana passada solicitei sugestões no Instagram de temas que vocês gostariam que fossem abordados no blog. O artigo de hoje é sobre percepções x essência.    O que você vê? Essa imagem tem percorrido grupos de whatsapp para fazermos uma reflexão da forma que percebemos algo. Inicialmente, a primeira impressão é um prato com ovo […]

O post Santo de casa não faz milagre: uma reflexão sobre o que você traz na essência! apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
Semana passada solicitei sugestões no Instagram de temas que vocês gostariam que fossem abordados no blog. O artigo de hoje é sobre percepções x essência. 

 

O que você vê?

Essa imagem tem percorrido grupos de whatsapp para fazermos uma reflexão da forma que percebemos algo. Inicialmente, a primeira impressão é um prato com ovo e batata-frita! Nada saudável e já nos remete a fast food! Na verdade, os ingredientes são maçã picada, iogurte e pêssego no meio. Uma forma criativa de apresentar uma refeição saudável e torná-la apetitosa.

Porque nossa mente “mente”?

 

Na verdade, ao fazermos qualquer tipo de julgamento, buscamos de forma inconsciente nossa experiência em relação aquele fato. Vou usar esse “gatilho” para falar sobre três acontecimentos da semana: Círculos Virtuosos, Parcerias e estruturação de uma palestra.

 

Círculos Virtuosos: começar em Salto do Jacuí? 

 

Esse projeto da Flint estava na “gaveta” há alguns meses. Após ter tido uma experiência muito legal na empresa Pietrobon em Tapejara, onde ocorreu um bate-papo super interessante sobre o tema, eu anotei que desenvolveria melhor essa ideia. Mas começar por onde? Quando? Porque não em Salto do Jacuí, minha terra natal em um período de férias? 

 

Santo de casa não faz milagre!

 

Ah Dai, mas aqui não vai funcionar….nada dá certo! Tu sabe que “santo de casa não faz milagre!” Eu pensei: não sei! Só porque todo mundo diz, não é uma realidade para mim. Nunca tentei… já que o “ano” começa só depois do carnaval deixa eu fazer uma experiência.

 

Resultados: 3 belíssimas conquistas!

 

Para minha surpresa, os frutos estão aí: segundo encontro do grupo Círculos Virtuosos que ocorrerá um vez por mês até dezembro. Um contrato de consultoria no agronegócio, uma palestra na região no dia 08/03 e segunda edição de um projeto que iniciou em 2019  no dia 10/03. 

 

Novas parcerias: Silvia Pazini + sapore + salute

No encontro do círculo desta semana, tivemos a oportunidade de contar com a parceria de uma mulher fantástica. Além de produtos incríveis de uma linha super saudável, a história dela inspira qualquer um.. Sílvia desenvolveu produtos com muito sabor e aparência agradabilíssima a partir de um problema seu, aparentemente sem “solução” no mercado. Mas essa história eu conto melhor em outro artigo! 🙂

 

Ana Rúbria Ceolin: 20 anos de história no Agronegócio!

Também gostaria de compartilhar o trabalho desenvolvido ontem com minha amiga  e agora cliente Ana Rúbria Ceolin (foto no momento que recebia um mimo de um representante comercial). Ao receber o convite para fazer uma palestra sobre “Empoderamento feminino” ela me chamou para ajudá-la com a apresentação. Concordamos que o título não poderia ser esse, porque passa uma mensagem superficial do que vivemos em nossa rotina. Questionei qual a mensagem ela queria transmitir? Ana respondeu: que não é fácil como todo mundo pensa! Era a informação que eu precisava para abrir uma planilha de excel e saber novidades que mais de 20 anos de amizade não tinham sido exploradas. Após 4 horas de trabalho eu adorei o resultado e acredito que irá impactar muitas mulheres! Bora lá dia 05 de março prestigiá-la na CACISS – Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Sobradinho/RS.

 

E se? 

Para finalizar, eu desafio vocês a refletirem um pouco sobre essa pergunta. Dependendo do contexto que ela é feita, o resultado é totalmente diferente. Ao olharmos para nossa história, com um sentimento de arrependimento, podemos pensar: E se eu tivesse tentado? E seu eu tivesse feito a experiência, o que teria acontecido? E se os “outros” não estiverem certos. 

Aí um  espaço é aberto para inovação e criatividade, e a mesma pergunta direciona uma trajetória de protagonismo para um caminho novo e desconhecido! 

 

O que te impede de tentar? O medo do julgamento? E se os outros estiverem com uma percepção distorcida da realidade? Afinal, o que pensam sobre você não define quem você é, porque só você sabe o que traz na essência.

O post Santo de casa não faz milagre: uma reflexão sobre o que você traz na essência! apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
http://flintconsultoria.com.br/santo-de-casa-nao-faz-milagre-uma-reflexao-sobre-o-que-voce-traz-na-essencia/feed/ 0
Os desafios de empreender no Brasil: Seja gentil e tenha coragem! http://flintconsultoria.com.br/os-desafios-de-empreender-no-brasil-seja-gentil-e-tenha-coragem/ http://flintconsultoria.com.br/os-desafios-de-empreender-no-brasil-seja-gentil-e-tenha-coragem/#respond Thu, 13 Feb 2020 11:08:43 +0000 http://flintconsultoria.com.br/?p=334 Após uma longa reflexão sobre o assunto para escrever o primeiro artigo do meu blog em 2019, pensei muito e agi pouco, rsrs! Questionava: o que eu posso compartilhar que agregue algo para as pessoas? Algo que ao mesmo tempo seja leve, divertido e faça parte da minha rotina? A resposta estava em todos pequenos […]

O post Os desafios de empreender no Brasil: Seja gentil e tenha coragem! apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
Após uma longa reflexão sobre o assunto para escrever o primeiro artigo do meu blog em 2019, pensei muito e agi pouco, rsrs! Questionava: o que eu posso compartilhar que agregue algo para as pessoas? Algo que ao mesmo tempo seja leve, divertido e faça parte da minha rotina? A resposta estava em todos pequenos acontecimentos do meu dia-a-dia. O desafio foi parar um pouquinho para registrar aqui. Esse “episódio” ocorreu ano passado e eu tive a grata “surpresa” de resgatá-lo!

 

Mais um “probleminha” para resolver

 

Fazia uma semana que estava pendente com um cliente. Precisava enviar a nota fiscal eletrônica do contrato mensal e não estava conseguindo emiti-la. Já havia feito várias tentativas para resolver o problema. Liguei para contadora que pediu ajuda para seu técnico, mas nada de solução, disse que o problema era no site da prefeitura. Pensei em instalar o certificado no meu novo computador, a  empresa responsável pelo certificado digital disse que era “incompatível” com o sistema. Percebi que seria mais difícil que imaginava.

Diálogos internos: as parcerias que você não escolhe!

 

Sem dúvida, não era um terça-feira normal. Prioridade do dia era fazer contato com a prefeitura. Após 30 minutos tentando ser atendida, alguém atende o telefone eu comunico o problema e ela repassa a ligação antes de eu terminar de falar: Não!!!!!!!!! Sabia que ninguém atenderia naquele ramal que ela iria me direcionar. Cansada da novela, resolvi ir até o local. 

 

Após duas tentativas em locais diferentes, sou atendida 🙂 

 

Trânsito congestionado, estacionamento lotado, mas consigo ser atendida na prefeitura, onde me passam num papel o endereço que preciso ir. Já cheguei bastante frustrada ao local indicado e vejo um ambiente desafiador: filas enormes, todos reclamando, inclusive os próprios funcionários: não é feito concurso, funcionários em férias, atendo quase 40 pessoas por dia sozinha, uma mulher desabafou.

 

Onde registro uma reclamação?

 

Penso que é meu dever fazer algo e minha pergunta é: como faço para registrar uma reclamação? O outro funcionário complementa: reclama mesmo!! No início eu tava me sentindo a prejudicada, depois fiquei com pena dos colaboradores. Estava estampado o sentimento de desamparo, abandono. 

 

Silmar! A paz em pessoa

 

Após duas pessoas não resolverem meu problema. Finalmente sou atendida por uma criatura única! No meio do caos, ele falava ao telefone calmamente como se eu não estivesse em sua frente. Deu todas as dicas e alternativas para a pessoa que estava na linha e ao final desligou com um sorriso no rosto e falou: em que posso ajudar?

 

Fazer uma pessoa feliz por dia, talvez esse fosse o propósito desse rapaz…

 

Eu fui logo falando….que ligava para o ramal dele e ninguém atendia ou dava sempre ocupado. E ele respondeu, com um ar de surpresa: é mesmo? Mas eu tava aqui….com uma voz doce e tranquila que fiquei envergonhada de continuar reclamando. 

 

Final feliz? Mais que isso…um exemplo de inteligência emocional para ficar na memória

Ele resolveu meu problema, me tirou do caos e foi inspiração. Fiquei refletindo: as mulheres estavam extremamente estressadas e essa “alma” masculina me fez lembrar dos contos de fada….como dizia a Cinderela: Seja gentil e tenha coragem! 

 

Obrigada Silmar por ser gentil, quando tinha todos motivos para reclamar! Histórias assim reforçam “nossa coragem” para continuar acreditando no empreendedorismo no Brasil, apesar de todos desafios!

O post Os desafios de empreender no Brasil: Seja gentil e tenha coragem! apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
http://flintconsultoria.com.br/os-desafios-de-empreender-no-brasil-seja-gentil-e-tenha-coragem/feed/ 0
Fada madrinha, gênio da lâmpada e príncipe encantado! http://flintconsultoria.com.br/fada-madrinha-genio-da-lampada-e-principe-encantado/ http://flintconsultoria.com.br/fada-madrinha-genio-da-lampada-e-principe-encantado/#respond Fri, 07 Feb 2020 12:21:59 +0000 http://flintconsultoria.com.br/?p=328 Muito bem, a inspiração para o artigo dessa semana foi um “combinação” de vários acontecimentos que ocorreram nas duas últimas semanas e podem ter “algo”em comum.   Netflix  X “Chamas do destino”   Após procurar algo interessante na tv para finalizar a noite desta quarta, encontro uma nova série “Chamas do destino” ou “Le Bazar […]

O post Fada madrinha, gênio da lâmpada e príncipe encantado! apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
Muito bem, a inspiração para o artigo dessa semana foi um “combinação” de vários acontecimentos que ocorreram nas duas últimas semanas e podem ter “algo”em comum.

 

Netflix  X “Chamas do destino”

 

Após procurar algo interessante na tv para finalizar a noite desta quarta, encontro uma nova série “Chamas do destino” ou “Le Bazar de la Charité”. Minissérie de drama francesa baseada em uma história real, que estreou na Netflix em  2019, depois de ser exibida no canal francês TF1. Logo no início, deparei-me com uma Alice e fiquei curiosa para acompanhar o desenrolar dos episódios,  mas não passei do segundo! Era tão pesado e triste que ninguém merece “escolher” sofrer em casa assim….rsrs!

 

Destino X “Contos de Fadas”

 

Resolvi “pivotar” minha escolha e partir para um filme de comédia lançado em 2018 em Lima no Peru: “Como superar um fora!” Hahaha….Quanta leveza, verdade e diversão nessa escolha. Afinal, quem nunca levou um fora?? Poderia existir dicas interessantes aí, pensei. A história da “Fe” é um exemplo típico de como fazer do limão uma limonada! 

 

Um filme para conhecer um pouco mais sobre Lima – Peru

 

Confesso que como o filme foi realizado em Lima no Peru, eu tava mais interessada nas imagens que no conteúdo. Deixa eu explicar: semana passada essa cidade entrou em meu roteiro  pela indicação da Fernanda (futura mãe da Maria Helena –  à esquerda na foto), uma mulher incrível que tive oportunidade de conhecer um pouquinho mais na passagem por Campinas -SP para realização da palestra na General Electric – empresa que a Fernanda e a Monyse (à direita na foto) tem uma relevância gigante! Durante um jantar  na noite anterior, a Fernanda comentou que entre as cidades que morou por esse mundão afora, Lima foi uma das que mais gostou. Disse que as pessoas são incríveis e o lugar tem uma magia incomum! 

 

Tudo inicia com um simples Blog…

 

O filme é sobre uma redatora, Maria Fe (Gisela Ponce de León), que é repentinamente descartada. Após o rompimento, ela resgata o talento da escrita que havia desenvolvido na adolescência e inicia um blog! Dessa iniciativa, o “ex” retorna, ela precisa tomar decisões importantes,  pede demissão quando é promovida (mesmo seu chefe afirmando que ninguém lê naquele país) e decide escrever um livro para zoar os contos de fada!

 

Como termina?

 

Com um brinde entre amigos, onde ela conclui a estrutura do livro na parede com um monte de post its coloridos. A ideia é zoar os contos de fadas então cada cor representa um capítulo. Ela sentindo uma “estranha sensação de paz” e pensando: Bom pra você mulher! Já tava na hora!

 

Princesa que se respeita, se salva sozinha!

 

Nos ensinaram que somos as princesas da história…mas a verdade é que podemos ser a fada madrinha de uma amiga que precisa da nossa ajuda! O gênio da lâmpada quando tentamos superar todas as expectativas do momento e  principalmente podemos ser o príncipe encantado, porque princesa que se respeita, se salva sozinha!

O post Fada madrinha, gênio da lâmpada e príncipe encantado! apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
http://flintconsultoria.com.br/fada-madrinha-genio-da-lampada-e-principe-encantado/feed/ 0
Você quer fazer algo para agradar ou causar impacto transformador? http://flintconsultoria.com.br/voce-quer-fazer-algo-para-agradar-ou-causar-impacto-transformador/ http://flintconsultoria.com.br/voce-quer-fazer-algo-para-agradar-ou-causar-impacto-transformador/#respond Thu, 23 Jan 2020 22:23:54 +0000 http://flintconsultoria.com.br/?p=312 Desde novembro, venho construindo meu planejamento para 2020. O ano de 2019 foi o momento para aprender com elas! Quando decidi comemorar “O dia da mulher” na Cervejaria Farrapos, experimentei as dificuldades em oferecer algo para um grupo feminino. O que elas querem realmente? Eu não tinha a resposta. No decorrer do ano, participei de […]

O post Você quer fazer algo para agradar ou causar impacto transformador? apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
Desde novembro, venho construindo meu planejamento para 2020. O ano de 2019 foi o momento para aprender com elas! Quando decidi comemorar “O dia da mulher” na Cervejaria Farrapos, experimentei as dificuldades em oferecer algo para um grupo feminino. O que elas querem realmente? Eu não tinha a resposta. No decorrer do ano, participei de muitas iniciativas na região Sul, alguns encontros foram muito interessantes, outros nem tanto… 

A pergunta que mudou tudo: Porque não temos círculos virtuosos?

Observei que várias mulheres que eu admirava não faziam parte desses encontros. Comecei analisar, que em muitos deles, não havia um objetivo claro, um propósito definido. Simplesmente existia uma data no calendário, como “Dia da Mulher”, e algo precisava ser feito.

 

A Palestra “De princesa desencantada para Alice: os desafios dessa transformação” é somente o primeiro passo, mas e depois?

E se…ao invés de um único mês dedicado a elas, houvesse um momento mensal durante o ano inteiro para com uma construção autêntica, um “chamado” para um laboratório de desenvolvimento pessoal com o objetivo de compartilhar experiências que nos motivem a conduzir nossos encontros para  círculos virtuosos e não viciosos, transformando nossos ambientes em locais mais saudáveis e prósperos?

A ideia quanto compartilhada com as pessoas certas, acontece!

 

Se não fosse “Ela”, talvez tivesse sido só mais uma ideia. Porém, numa de nossas conversas, antes de iniciar as aulas de ioga, comentei sobre esse assunto com minha professora Mika Camargo. Ela respirou, fechou os olhos, e disse: pode usar a minha sala!

 

Fazer palestras para muitas pessoas ou manter um relacionamento contínuo com comunidades locais?

 

A “louca” do planejamento aqui voltou para casa inquieta. Rsrs… Já tinha feito esse projeto em 2018 e colocado em stan-by. Liguei para minha irmã (meu verdadeiro oráculo online) e comentei o assunto, já falando… pois é, mas acho que o momento não é agora….E ela surtada! O quê? Você vai perder a oportunidade?

A grande potência é quanto você se conecta com as pessoas certas.

No Guncast da semana #321 era exatamente sobre isso que o Murilo Gum abordava. Valorizar quem nos tira a pressa! A gente vive numa pressa, numa agonia, isso traz a ansiedade, a depressão, os problemas do mundo! Então a coisa mais importante é valorizar quem te tira a pressa. Porque estar com essas pessoas é onde você queria estar. O apoio para fazer coisas criativas, coisas diferentes. Se a gente encontra resistência logo…aí realmente é muito difícil…

 

O encontro das 17 mulheres!

O final ou início desse história, fica registrado nessa fotinho aí! Na última noite da terça terça-feira do ano ficou registrada para Flint…que foi uma “faísca” pequena e tornou-se uma “chama” promissora para 2020!! Algumas mulheres convidadas, expectativa era reunir 10 mulheres ou talvez 15. E quase faltou lugar na sala 🙂

O que não poderia faltar em nossos encontros?

 

Elas vieram, estavam ali na minha frente e eu queria saber. O que não poderia faltar nos nossos encontros? Quais eram seus propósitos para 2020? As respostas foram a matéria-prima que eu precisava para colocar minha ideia em prática: Honestidade emocional, Sabedoria, Alegria, Entrega, Liberdade, Disciplina, Autenticidade, Expectativa, Equilíbrio, Conexão com o verdadeiro eu, Positividade, Conhecimento emocional, Tranquilidade, Leveza, Amor e claro Flint = Faísca para unir tudo isso 🙂

A pergunta não é pra onde, mas com quem!

 

Os momentos marcantes da minha vida, sempre exigiram uma coragem enorme para colocar minhas ideias malucas em prática. Sempre vem aquela mesma sensação: medo do julgamento, de não agradar… Nesta noite, quase troquei a pauta para algo “mais levinho” para iniciar, formar o grupo.  Aí minha professora pergunta: Você quer fazer algo para agradar ou causar impacto transformador? Eu sabia a resposta e pensei vai com medo mesmo…rsrs!

 

Para refletir…

Quantas ideias “malucas” passam por nossa mente o tempo todo, e quantas realmente são colocadas em prática? Em Pelotas ano passado, após minha palestra uma estudante perguntou: o que a gente precisa fazer para acreditarem em nós? Eu disse…o primeiro passo é você acreditar! O resto acontece naturalmente…

O post Você quer fazer algo para agradar ou causar impacto transformador? apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
http://flintconsultoria.com.br/voce-quer-fazer-algo-para-agradar-ou-causar-impacto-transformador/feed/ 0
No final da experiência, quanto vale R$ 0,35? http://flintconsultoria.com.br/no-final-da-experiencia-quanto-vale-r-035/ http://flintconsultoria.com.br/no-final-da-experiencia-quanto-vale-r-035/#respond Fri, 17 Jan 2020 12:12:41 +0000 http://flintconsultoria.com.br/?p=296 No post da semana abordei o assunto “sucesso do cliente”. Acabei lembrando de um artigo que havia escrito em 2018 e não havia publicado. Resgatando o conteúdo, achei oportuno compartilhar com vocês. Reuniões x Produtividade Estávamos no mês de fevereiro, e eu tinha ido até o Shopping atender um cliente.  A reunião foi produtiva e […]

O post No final da experiência, quanto vale R$ 0,35? apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
No post da semana abordei o assunto “sucesso do cliente”. Acabei lembrando de um artigo que havia escrito em 2018 e não havia publicado. Resgatando o conteúdo, achei oportuno compartilhar com vocês.

Reuniões x Produtividade

Estávamos no mês de fevereiro, e eu tinha ido até o Shopping atender um cliente.  A reunião foi produtiva e já que estava naquele local, aproveitei para almoçar na praça de alimentação. Eu já sabia que a experiência não ia ser legal, porque particularmente prefiro restaurantes, na verdade AMO restaurantes!  Mas muito bem, era a opção mais fácil e rápida para o momento. 

A tal da expectativa….

Não tinha expectativa, mas foi pior que eu esperava. Comida fria, tempero industrializado, esforcei-me para não deixar a comida no prato e ir embora. Fato que deveria ter ocorrido. Mas aí pensei: já que estou aqui, vou conhecer o novo layout do mercado. A empresa estava realizando um esforço de marketing local que me deixou curiosa, vi até uma propaganda na TV bem agradável convidando para visitar o novo espaço.

Investimento em layout X  atendimento

Gostei das mudanças, o ambiente ficou mais amplo e aconchegante. Fiz minhas compras, vi os caixas de autoatendimento, mas achei mais prático e rápido passar no caixa, já que estava mais próxima deles. Ao pagar a conta, lembrei da validação do estacionamento. Achei a caixa um pouco sonolenta, e pensei: será que ela validou? Mas escutei o barulhinho do computador, imaginei está tudo certo. A auxiliar de atendimento me mostrou gentilmente uma rampa de acesso ao estacionamento, eu agradeci. Quando o carrinho entrou na rampa, foi uma diversão, ele ganhou uma velocidade que eu, de salto alto, fazendo um esforço enorme para segurá-lo. Comédia! 

Que baita “economia de tempo”

 

Ao chegar à saída, coloquei o ticket e o acesso não era liberado. Pensei: mas a moça validou! Como assim? Três tentativas e nada. Quando li o que estava escrito aparecia à mensagem: ticket não validado!  Pensem numa pessoa incrédula! Dei ré, procurei uma vaga próxima e subi a rampa novamente, mas não rindo como quando desci. Na verdade a velocidade foi três vezes maior que a do carrinho que desceu embalado. Estava literalmente furiosa!

Quem resolve meu problema?

Ao procurar o caixa 14, questionei: moça você não validou o estacionamento? A gerente pegou o ticket e disse: deixa-me ver. Foi validado sim. Aí perguntei: mas porque não consegui sair do shopping? Hum, ela respondeu: é que você gastou R$ 99,65 então só liberou 1h. Se você tivesse gastado R$ 100,00 teria liberado 2h e você sairia. Ahhhhh….pensem em uma pessoa roxa de frustrada! Eu disse: mas e a moça do caixa não poderia ter me dito isso? Feito gastar os R$ 100,00? Poxa vida, faltou só R$ 0,35 para R$ 100,00, olha o transtorno. Ela baixou a cabeça e disse: é poderia. E eu continuei: ela também poderia ter reforçado que só validou uma hora e eu tinha que passar no caixa do estacionamento pagar a diferença? Novamente ela respondeu: é poderia…

Cadê a excelência?

Se o meu trabalho não tivesse tanta ligação com a excelência no atendimento, talvez eu não tivesse ficado tão indignada. Fui até o guichê do estacionamento para pagar a diferença pensando: quanto essa empresa investiu nessa mudança? Mudou tudo. Adquiriram novos equipamentos, móveis, caixas, layout, marketing na TV. Mas e as pessoas? Qual foi o investimento? E a satisfação dos clientes: ela monitora? E a reclamação?

Consultoria gratuita! Eu só queria ajudar….

Como eu queria registrar uma reclamação para ajudar essa empresa. Pensem que fácil: alguém olharia minha reclamação e melhoraria o processo de atendimento, estaria dando uma consultoria gratuita. E o principal: sentiria-me importante e voltaria para ver se houve melhorias. Mas infelizmente, não foi feito nada. Pensei: o que fazer com esse fato? Esquecer? Deixar pra lá? Mais um…

Ahh os detalhes…

Poderia até ser uma escolha, mas resolvi dedicar alguns minutos para tentar sensibilizar você empreendedor (serve para mim também) sobre a importância dos detalhes, da preparação das pessoas, de se colocar no lugar do cliente, antecipar suas necessidades e expectativas e alcançar a tão sonhada fidelização. 

Fala-se tanto em experiência do cliente, esse tinha sido um dos assuntos com meu cliente da manhã. Mas me questiono: o que de fato estamos fazendo para que a “hora da verdade” seja realmente positiva? Estamos dando foco e priorizando o que realmente importa? Como mensurar o desgaste emocional, desperdício de tempo, frustração de um pequeno detalhe?

Ao final da experiência, fica a reflexão: quanto custou à diferença dos R$ 0,35? 

 

O post No final da experiência, quanto vale R$ 0,35? apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
http://flintconsultoria.com.br/no-final-da-experiencia-quanto-vale-r-035/feed/ 0
Quando a intenção é o sucesso do cliente, o nosso sucesso torna-se consequência! http://flintconsultoria.com.br/quando-a-intencao-e-o-sucesso-do-cliente-o-nosso-sucesso-e-consequencia/ http://flintconsultoria.com.br/quando-a-intencao-e-o-sucesso-do-cliente-o-nosso-sucesso-e-consequencia/#respond Fri, 10 Jan 2020 19:09:22 +0000 http://flintconsultoria.com.br/?p=272  Na última quarta-feira (8) o LinkedIn, rede social voltada para carreiras e profissões, listou as 15 profissões que estarão em alta no Brasil em 2020. Batizado de “Profissões Emergentes”, o estudo listou as profissões cuja demanda viu grande crescimento.  Especialista em sucesso do cliente: quarta posição no ranking Escolhi uma que está entre as cinco […]

O post Quando a intenção é o sucesso do cliente, o nosso sucesso torna-se consequência! apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
 Na última quarta-feira (8) o LinkedIn, rede social voltada para carreiras e profissões, listou as 15 profissões que estarão em alta no Brasil em 2020. Batizado de “Profissões Emergentes”, o estudo listou as profissões cuja demanda viu grande crescimento. 

Especialista em sucesso do cliente: quarta posição no ranking

Escolhi uma que está entre as cinco primeiras posições para  fazer um link com acontecimentos desta semana. O especialista em sucesso do cliente é o profissional responsável por garantir que a relação entre a empresa e seu cliente final gerem os resultados que o consumidor espera. A profissão tem como objetivo mostrar ao cliente que a empresa não entrega apenas bons serviços ou produtos, mas também uma experiência de qualidade.

Sucesso do cliente X Qualidade Total

Olhando para essa descrição vejo o propósito claro do início da minha carreira, quando me formei em Administração há 15 anos sabia que precisava aprender mais sobre organizações.  Após uma experiência na Itália em um curso de hotelaria e turismo, minha percepção de mundo foi totalmente modificada. Retornar e continuar estudando era fundamental. O mestrado em Engenharia de Produção – com foco em Qualidade e Produtividade na UFSM foi a oportunidade que abracei com unhas e dentes para fazer a diferença nas empresas!

 

Expectativa x Percepção 

Em uma disciplina de Qualidade em Serviços, realizei o primeiro estudo de caso em uma Pizzaria. Unir a teoria e prática  através de uma pesquisa qualitativa foi a base para auxiliar o processo decisório com base em indicadores claros que demonstravam vários “gaps” que poderiam ser trabalhados no negócio para melhorar a experiência do cliente.

 

Flint: liberdade para buscar o sucesso do cliente

Vários anos em busca “do sucesso cliente” somente em 2017 (8 anos após o término do mestrado) que tive o primeiro projeto implementado da forma como eu acreditava que seria o melhor para o cliente. Durante um ano, semanalmente eu ia até Erechim-RS, atender a empresa Vaccaro Agronegócios com o objetivo de implementar um Programa 5S de forma sustentável,  que gerasse resultados permanentes na cultura da empresa.

Programa 5S e uma visita de pós-venda

Após a conclusão do projeto, no início de 2018, eu retornei a Vaccaro para fazer uma avaliação da consultoria. Foi aí que comentei dos novos desafios como empreendedora e o gerente da empresa, Fábio Coser, perguntou se eu gostaria de ser uma das palestrantes do evento HOJE 2018.

De princesa desencantada para Alice: os desafios dessa transformação

Eu aceitei o desafio e perguntei para o contato do evento, Gefferson Vivian da O2, qual tema ele gostaria que eu abordasse. Para minha surpresa ele disse, fale sobre o que tu quiser. Foi através dessa oportunidade que eu criei a primeira palestra da Flint com foco em Economia Criativa.

Economia Criativa: tema do XVII CIDEAD Ciclo de debates em Administração promovido pelo  CRA RS

Após um período de férias em Londres retornei confiante que tinha um produto diferenciado nas mãos. Escrevi em um papel que faria 12 palestras no ano. A primeira – e a mais difícil de ser realizada foi em Passo Fundo no Dia da Mulher (mas essa história merece outro post). A segunda no Dia Mundial da Criatividade na Univates em Lajeado e depois no CIDEAD que ocorreu em nove municípios: Pelotas, Bagé, Caxias do Sul, Taquara, Gravataí, Tapejara, Passo Fundo, Erechim e Getúlio Vargas. 

A meta foi realizada em partes…

Totalizaram 12 palestras vendidas no ano, porém 11 realizadas em 2019.

A última que estava programada para dezembro ocorrerá em janeiro na cidade de Campinas – SP na General Eletric e será uma experiência incrível. 

Do convite a Capa da Revista Zoom 

Lendo a reportagem de uma entrevista que realizei ano passado e foi publicada essa na Revista Zoom da FAE – Faculdade Anglicana de Erechim, fiz um resgate mental refletindo onde tudo tinha iniciado. Para minha surpresa várias coincidências com Erechim apareciam. Afinal se não fosse uma visita de pós venda, talvez a indicação do Fábio para evento HOJE 2018 não tivesse ocorrido. Eu não teria criado a palestra, testado no evento HOJE, e realizado em 11 vezes em 2019. 

Agradeço a Erechim e em especial a você Fabio Coser, que diferença você fez em minha jornada hein? Valeu pela confiança e parceria.

 Minha gratidão a cada um de vocês que assistiu a palestra e permitiu que eu estivesse escrevendo essa história hoje. E quem não assistiu, não faltarão oportunidades!

Afinal, os círculos virtuosos continuam e quando a intenção é o sucesso do cliente, o nosso sucesso é consequência!

 

O post Quando a intenção é o sucesso do cliente, o nosso sucesso torna-se consequência! apareceu primeiro em Flint Consultoria.

]]>
http://flintconsultoria.com.br/quando-a-intencao-e-o-sucesso-do-cliente-o-nosso-sucesso-e-consequencia/feed/ 0