Muito bem pessoal, junho iniciando e já entramos no quarto mês de “confinamento” coletivo com a pandemia COVID 19. Esse último trimestre foi também a oportunidade de “olhar para dentro” e inovar nas práticas de gestão para seguir em frente!
Os cases de sucesso!
Várias “lives” bombardeando nossa rotina e minha principal reflexão foi: como posso ser útil em momentos de crise? A resposta foi óbvia: ajudando meus atuais clientes a sair dela. Alguns contatos realizados e o novo desafio estava mapeado: reestruturar a “Cultura Lavanda” para evolução contínua do negócio!
ISO 9001 ou Redefinição da Cultura?
A liderança da empresa tinha um objetivo claro: aproveitar o momento de crise para organizar o negócio e preparar-se para o futuro! Mas de que forma? Após um diagnóstico cuidadoso do momento atual da empresa, optamos pela segunda opção: redefinir o propósito/missão da empresa antes de qualquer movimento nos programas e ferramentas de gestão.
Seis anos no mercado e muitas consultorias
Inicialmente foi possível identificar a evolução rápida da empresa e iniciativa constante em buscar ajuda técnica para melhoria contínua do negócio! Vários documentos formalizados existiam: missão, valores, regulamento interno, etc…mas qual o sentido de tudo isso?
O “porquê” fazemos o que fazemos?
Ao questioná-los sobre a ligação de tudo isso, eles ainda não tinham clareza da resposta. Então foi momento de redefinir a missão que era: “Ser uma empresa que busca constantemente a melhoria contínua, através de programas que buscam um alto padrão de atendimento e simplicidade nas relações, atendendo as premissas da qualidade e compromissos no dia a dia com os nossos clientes”. O único lugar que a mesma era comunicada era no manual do colaborador, muitas vezes “deixado de lado” na correria do dia a dia. Existia a necessidade de algo leve, simples e personalizado.
Nosso novo “porquê”!
Ao observar o clima organizacional da empresa, uma fala era bastante clara: a todo momento Leonardo dia “faça o algo a mais” e a Taís me mostrando no whatsapp das “Lavandetis” a publicação de uma colaboradora da empresa que tinha feito “o algo a mais” num supermercado, limpando o painel superior de sinalização do caixa no seu tempo ocioso.
Encantada!
Foi sentimento que tive ao visitar o local. Havia conhecido o casal num curso sobre liderança e engajamento de equipes na Apeme Garibaldi RS. Jamais imaginei uma empresa de limpeza com tanto capricho e cuidado em todos os aspectos: fachada, layout interno, comunicação visual, frases de Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” expressava a ideia do nosso encontro.
Propósito Lavanda: “Melhorar ambientes, fazendo algo a mais para encantar pessoas!”
Dois dias de diagnóstico e muito bate-papo, visitando os principais clientes e conhecendo o histórico da empresa nestes seis anos de mercado, tudo ficou resumido a três atitudes: melhorar, fazer, encantar…e a nova missão da empresa já estava memorizada, agora quase que voluntariamente pela liderança e comunicada sem ajuda do “regulamento interno”: “Melhorar ambientes, fazendo algo a mais para encantar pessoas!”
Gostou? Quer saber mais desse “case”? Com o objetivo de compartilhar boas práticas nesse momento de pandemia, o mês de junho será dedicado a esse “case”da Flint. Na próxima semana falaremos sobre os valores e código de ética. Até breve!