Dando andamento ao “case da empresa Lavanda Limpeza”, vou compartilhar como fizemos para comunicar os valores em tempos de “confinamento”, e alguns “insights” que estão ocorrendo nos últimos dias.
Missão/propósito Lavanda: “Melhorar ambientes, fazendo algo a mais para encantar pessoas!”
A empresa optou por comunicar em seu layout interno, orçamentos, código de ética o termo “Missão”. Algumas pessoas podem questionar-se: missão é diferente de propósito? Na verdade esse é um assunto um pouco polêmico. O tema foi debatido semana passada no Resumocast (O primeiro e mais baixado podcast de resumos de livros de empreendedorismo do Brasil) sem um consenso dos empreendedores.
Missão e propósito são a mesma coisa?
Fiz esse questionamento em meu Instagram e tive uma resposta muito esclarecedora: “Não, mas os dois se complementam. Propósito é o que nos dá sentido de viver e gera o desejo de realizar, é o que faz pulsar o coração e levantar todos os dias. A missão é aquilo que de concreto temos que realizar, são as ações que tomamos para efetivar o propósito. Então se a missão falhar, não significa que nosso propósito não será alcançado”.
Clareza do porquê!
Eu nunca interfiro na cultura da empresa sobre o que é certo ou errado. O mais importante é começar qualquer transformação respondendo o porquê. Se a liderança gosta da palavra missão, ok. Se prefere alterar para propósito, ok também. O mais importante é ter clareza do porquê e praticá-lo diariamente, saber qual é a razão de existir daquele negócio.
Valores
Tão importante quanto a missão/propósito é a definição do caminho….o quê considerar para cumprir essa jornada. Na Lavanda o trabalho foi muito criativo e participativo. Tive oportunidade de sugerir que eles mantivessem sua “identidade”, principalmente na justificativa de cada palavra.
Cultura Lavanda: disseminar através de vídeos gravados.
Os desafios durante a pandemia seriam bastante particular. Como comunicar essa proposta? Não é possível reunir colaboradores de forma presencial, e agora? Esperamos “o confinamento” passar? Que data será essa? Como evoluir sem comunicar a cultura desejada? E se… utilizássemos a tecnologia como aliada? A partir daí, o foco foi planejar esse relacionamento para criar engajamento com a equipe. Compartilho abaixo trechos de nossa mensagem para equipe:
Somos Lavanda!
“Para comunicar nossa intenção de fazer a diferença nos locais onde passamos, definimos nossa missão de uma forma simples e clara para falarmos a mesma língua. Mas o que isso significa? Que todas as pessoas que se juntarem a nós a partir desse momento, precisam estar alinhadas conosco. Com nossa forma de pensar. Com nosso propósito!”
Muito bem, você deve estar pensando: “como” fazer isso?
Mais importante que escrever procedimentos e processos rígidos, queremos que você entenda nossos valores! Sabemos que em nosso dia a dia surgem várias questões que não estão previstas e muitas vezes não sabemos como agir. Acreditamos que se você compreender nossa maneira de pensar, suas decisões serão mais assertivas, simples e rápidas. Dando mais liberdade a você, nos poupando tempo e trazendo inovações para nossa empresa.
Descrevemos nossos valores, em 5 pilares que sustentam o nosso missão, são eles:
1) É preciso fazer todo dia: Levanta e te espicha.
2) Cuidado: Entra e toma conta do campinho.
3) Flexibilidade: Faz o máximo tu pode do jeito deles!
4) Afetividade: Acredite que relacionamentos vão além de negócios! Plante o que você colher!
5) Pessoalidade: Deixe a tua marca. Faça o seu algo a mais!
E aí, queremos saber o que você acha de nossa estratégia? Faz sentido para você? Quer continuar acompanhando esse “case”?