Desde 1996 idealizou um projeto pioneiro na região trazendo diferenciais como a manipulação de fórmulas e a assistência farmacêutica em tempo integral.
“Nenhum obstáculo será grande, se a sua vontade de vencer for maior.”
Inicio essa homenagem transcrevendo a frase que essa empreendedora finalizou a apresentação do Planejamento Estratégico para o grupo Notre Dame ano passado.
Tudo inicia pelos diagnósticos…
A Farmácia Santa Júlia Billiart localizada na cidade de Não-Me-Toque/RS, foi uma das últimas empresas que atendi através de meu credenciamento ao SEBRAE/RS. Era início de 2018 e havia recebido a demanda para um serviço na região. Estava realizando um trabalho na empresa STARA, então a logística favorecia meu deslocamento. Ao chegar na empresa, percebi que o serviço contratado não era a real necessidade da Farmácia. Precisava ser honesta e dizer que devolveria o pedido, sugerindo que outra solução fosse disponibilizada, mesmo sabendo que poderia ser atendida por outro consultor e talvez a cliente não contratasse.
Ela faz o máximo para indicar a medicação correta aos seus pacientes. Eu precisava fazer o mesmo: oferecer a melhor solução para o momento da empresa.
Após negociações de agenda, deu tudo certo. Iniciamos pela revisão do Planejamento Estratégico. Com a participação de diferentes setores da empresa redefinimos a missão:
“Solucionar problemas de saúde com competência e acolhimento, fornecendo produtos para pessoas que necessitam de cuidados especiais e buscam longevidade”.
A partir dessa “razão de ser”, alinhamos os valores. A visão foi extremamente desafiadora até dezembro de 2018. Era quase uma missão impossível… Se não estivéssemos falando da liderança de Maria Helena. Sabíamos que a justificativa deste trabalho estava ancorada em valores muito fortes que nos diferenciam da concorrência:
- Identificamos as reais necessidades do cliente;
- Fazemos a nossa parte para o equilíbrio: social, ambiental e econômico;
- Orientamos com competência o uso correto dos produtos;
- Somos responsáveis pela solução dos problemas;
- Buscamos atualização constante.
Por onde começar?
Eram muitas planilhas, dias inteiros dedicados a análise da curva ABC e indicadores. Foi preciso unir dados e fatos para tomada de decisão. Criamos 9 objetivos para as 4 perspectivas do BSC (Balanced Scorecard): econômica-financeira, mercado/clientes/imagem, processos internos e tecnologia e aprendizado e crescimento. E muitos planos de ações envolvendo todos colaboradores.
O resultado veio com o esforço e a união de uma equipe comprometida.
Sempre que há um grande desafio, geralmente ocorrem mudanças na equipe. Eu alertei “Dona Maria Helena”, como gosto de chamá-la. Irá permanecer somente quem se identificar com o novo posicionamento da empresa e estiver disposto a correr riscos.
O risco na gestão é inevitável.
Para Peter Drucker não só era inevitável, mas também desejável. Na verdade, assumir risco é fator básico de qualquer empreendimento de sucesso. Eis o raciocínio de Drucker. Primeiro, por definição, em qualquer organização, a atividade econômica consiste em investir recursos no presente para auferir resultados desconhecidos e incertos no futuro. Além disso, trata-se um compromisso envolvendo expectativas, suposições, previsões, quase tudo, mas nem sempre fatos. Ainda por cima, fatos futuros, embora essenciais, não podem ser conhecidos com certeza no presente. Isso significa que todas as decisões em negócios são sempre incertas.
Risco deve ser assumido por todos na organização.
Se isso não bastasse, Druker defendia que o risco deve ser assumido não só por dirigentes, no topo, mas também por todos na organização, que contribuem com conhecimento e diligência para o sucesso da empresa. Ou seja, por cada gestor e por cada especialista, em todos os níveis, bem como por não gestores e não especialistas.
O resultado foi positivo e nós continuamos a parceira…
Mesmo não estando mais credenciada ao SEBRAE nossa parceria continuou. Tive a oportunidade de retornar a empresa para verificar o alcance dos indicadores e da tão sonhada visão que se tornou realidade. Foi um dos maiores presentes do meu ano. Ver a felicidade estampada no rosto de um grupo de mulheres fortes e determinadas. O projeto não finalizou aí, reformulamos a visão para 2019, assim como revisamos o planejamento…
Sou grata por ter encontrado a equipe de vocês “por acaso” e ter sido escolhida para continuar um trabalho muito especial. Fruto de mulheres profissionais, comprometidas. Que sabem da onde vem e para onde estão indo. Parabéns Farmácia Santa Júlia Billiart e Maria Helena! Vocês são motivo de muito orgulho para nossa região!