Cadastre-se e receba novidades

Empreendedorismo

06 de março – Dia de homenagear a psicóloga empreendedora Daiana Vargas Oliveira.

1 ano atrás - por:

Nos conhecemos em Panambi há 4 anos para planejar a empresa Essence Desenvolvimento Humano. Psicóloga cognitivo comportamental, Daiana atua há mais de 14 anos com desenvolvimento de pessoas.

De especialista em uma grande empresa para um empreendedora.

Daiana era uma profissional exemplar numa grande empresa. Desempenhava sua função com competência. Percebi isso nela desde o início. O grande desafio seria executar várias funções ao mesmo tempo no seu negócio: marketing, finanças, produção/operações, autoliderança.

Criar, formatar, instruir programas de carreira e gerenciamento de stress e ansiedade…

Meu papel era auxiliá-la na elaboração de um plano de negócio para sua clínica particular. A partir da definição de sua missão: “Proporcionar um espaço para descobrir potencialidades e trabalhar com as dificuldades pessoais e profissionais, através reflexão, tomada de consciência e revisão de atitudes e crenças para (re)conquista da qualidade de vida de adolescentes e adultos” eu sabia que tratava-se de uma especialista diferenciada.

Em sua especialidade era muitíssimo profissional, mas como fazer seu negócio dar certo?

Iniciamos pela análise de mercado, quem seriam seus clientes? Adolescentes, adultos? Para os adolescentes, qual seria o produto? Orientação profissional? E para os adultos? Gerenciamento do stress e ansiedade? Qual seria nosso foco? Em qual área de abrangência? Essa foi uma etapa muito desafiadora. Ela pretendia atuar em Panambi e Santa Maria, mas com uma filha pequena para criar, a logística ficava um pouco desfavorecida. Afinal, são 348km e cinco horas de viagem (ida e volta).

Eu já tinha a experiência de passar grande parte do dia viajando e não indicaria essa opção.

Questionei-a: como você vai falar sobre qualidade de vida, ajudar as pessoas a diminuir o stress… se sua vida não tiver qualidade e bem estar? A cada encontro, fomos criando intimidade e conseguimos evoluir muito bem no planejamento.

Ah, a parte financeira….como precificar serviços?

Para a maioria das mulheres, essa é a parte desafiadora. Colocar no papel seus custos. Gerenciar agenda semanal. Definir carga horária, valor/hora. Até chegarmos nos indicadores de lucratividade, ponto de equilíbrio e prazo de retorno sobre o investimento para realizarmos a análise do plano.

Sem dúvida, valeu à pena.

Os anos passaram, acompanho sua evolução pelas redes sociais. Trocamos mensagens até hoje. Ela atende clientes por skype no país inteiro. Motivo de orgulho, inovação e porque não imitação? Haha…também passei a trabalhar assim.

Às vezes….ou “frequentemente” convido ela para novos projetos…e ela responde firme: FOCO Dai!!

É minha xará… com um turbilhão de oportunidades, a gente precisa colocar o pé no freio para manter-se sã! Como diz o ditado: “Ninguém oferece o que não tem!” Estarei sempre torcendo por você, pelo teu sucesso e vida em abundância! Por mais que me digas muitos “NÃOS”, rsrs. Te respeito muito por este posicionamento. Mas confesso que fico na esperança, de um dia… ganhar “SIM”. Quem sabe no “país das maravilhas”?

Por:
Flint Consultoria
Posts do autor

Comentários sobre este post

Entre em contato