Cadastre-se e receba novidades

Empreendedorismo

17 de março – A homenageada de hoje é intraempreendedora e empreendedora: Nara Elisa Follmer.

1 ano atrás - por:

Ela foi minha ex-chefe na Maltaria Passo Fundo – Ambev. Empresa que tive oportunidade de aprender muito e cultivo um carinho especial por todos ex-colegas. Atualmente, além do cargo de Gerente de Gente e Gestão na Maltaria ela também administra seu próprio negócio.

Caiu do Céu – Maçãs Gourmets.

Empresa criada há menos de um ano em Passo Fundo/RS, vem deixando uma galera com água na boca. Dei uma olhadinha na página do Facebook e a percepção de qualidade é automática. Desde a escolha dos nomes dos produtos até a organização dos pedidos: de segunda à quarta-feira inbox ou pelo whats app, evidenciam a organização e gestão intrínsecos da Nara.

Na multinacional ela tem um papel.

Se tem algo que ficou em minha memória em relação ao seu papel como gerente é a eficiência na leitura de e-mails. Ela não saía da fábrica sem responder todos os e-mails, fato que nenhum outro gerente conseguia. O volume de informação que vinha de todas as unidades: atualização de indicadores de segurança, alteração nas metas do VPO, diminuição dos recursos para construção da Maltaria e assim por diante… Imaginem a pressão! Mas ela dava conta de tudo. Em sua liderança se destacavam: a vontade de fazer as coisas, sua disponibilidade, firmeza e resiliência.

Ah o VPO! Nome do sistema de gestão na época…

Não tenho certeza que o nome ainda é esse, mas não esqueço o quanto dormia e acordava pensando nele. Haha! Quem pensa que trabalhar numa empresa de bebidas é moleza, não imagina a “gestão na veia” que existe lá. Como brincávamos nos corredores: trabalhamos em um banco que faz cerveja nas horas vagas….rsrs!

Mesmo com tantos padrões, ela me incentiva a ser criativa!

Nunca vou esquecer uma auditoria na obra, onde tive a oportunidade de apresentar uma forma diferente de implantar o Programa 5S na fábrica para um senhor consultor americano. Ele era  muito simpático e inteligente. Apesar da dificuldade de comunicação na reunião, a Nara sorria pra mim, com sinal de aprovação para o andamento da conversa e ia validando as etapas. Foi marcante! Sem falar, que tinha liberdade para implantar novidades. Uma delas foram os grupos de estudo. Sugeri o método “Cumbuca”do Falconi, e a Nara disse: mete ficha! Rsrs…muito ela isso.

No seu pequeno negócio, muda tudo!

Quando pedi demissão da Maltaria Passo Fundo, achava que conhecia bem o assunto gestão de negócios. São muitas práticas inovadoras e eficazes que estão presentes em grandes organizações. Porém, quando falamos de pequenas empresas, a conversa muda bastante. Os recursos são mais escassos, principalmente relacionados às pessoas. Essa nova realidade exige uma postura mais operacional e flexível. Fato que deixa a gestão, muitas vezes, em segundo plano para atender bem o cliente. E reaprender a posicionar-se é fundamental para permanecer no mercado.

E os desafios dessa rotina?

Muito bem! Não mencionei aqui que além de ser gerente na Maltaria Passo Fundo e proprietária da Caiu do Céu – Maçãs Gourmets, ela é mãe de uma menina linda que acompanho o crescimento pelas redes sociais. Minha querida, eu preciso te perguntar: como você consegue fazer isso funcionar? Precisamos marcar um chimarrão para me contar tudo…

Enquanto a rotina acelerada não nos proporciona um reencontro, não posso deixar de manifestar aqui minha admiração por você! A forma que gerencia sua carreira e ao mesmo tempo, consegue realizar sonhos que muitas mulheres simplesmente justificariam: Não dá! Confirmam minha crença que é possível sim! Desejo que muitas profissionais possam conhecer sua história e compreender que: Nem tudo cai do céu, mas que a maçã do amor existe!

Por:
Flint Consultoria
Posts do autor

Comentários sobre este post

Entre em contato