Após uma longa reflexão sobre o assunto para escrever o primeiro artigo do meu blog em 2019, pensei muito e agi pouco, rsrs! Questionava: o que eu posso compartilhar que agregue algo para as pessoas? Algo que ao mesmo tempo seja leve, divertido e faça parte da minha rotina? A resposta estava em todos pequenos acontecimentos do meu dia-a-dia. O desafio foi parar um pouquinho para registrar aqui. Esse “episódio” ocorreu ano passado e eu tive a grata “surpresa” de resgatá-lo!
Mais um “probleminha” para resolver
Fazia uma semana que estava pendente com um cliente. Precisava enviar a nota fiscal eletrônica do contrato mensal e não estava conseguindo emiti-la. Já havia feito várias tentativas para resolver o problema. Liguei para contadora que pediu ajuda para seu técnico, mas nada de solução, disse que o problema era no site da prefeitura. Pensei em instalar o certificado no meu novo computador, a empresa responsável pelo certificado digital disse que era “incompatível” com o sistema. Percebi que seria mais difícil que imaginava.
Diálogos internos: as parcerias que você não escolhe!
Sem dúvida, não era um terça-feira normal. Prioridade do dia era fazer contato com a prefeitura. Após 30 minutos tentando ser atendida, alguém atende o telefone eu comunico o problema e ela repassa a ligação antes de eu terminar de falar: Não!!!!!!!!! Sabia que ninguém atenderia naquele ramal que ela iria me direcionar. Cansada da novela, resolvi ir até o local.
Após duas tentativas em locais diferentes, sou atendida 🙂
Trânsito congestionado, estacionamento lotado, mas consigo ser atendida na prefeitura, onde me passam num papel o endereço que preciso ir. Já cheguei bastante frustrada ao local indicado e vejo um ambiente desafiador: filas enormes, todos reclamando, inclusive os próprios funcionários: não é feito concurso, funcionários em férias, atendo quase 40 pessoas por dia sozinha, uma mulher desabafou.
Onde registro uma reclamação?
Penso que é meu dever fazer algo e minha pergunta é: como faço para registrar uma reclamação? O outro funcionário complementa: reclama mesmo!! No início eu tava me sentindo a prejudicada, depois fiquei com pena dos colaboradores. Estava estampado o sentimento de desamparo, abandono.
Silmar! A paz em pessoa
Após duas pessoas não resolverem meu problema. Finalmente sou atendida por uma criatura única! No meio do caos, ele falava ao telefone calmamente como se eu não estivesse em sua frente. Deu todas as dicas e alternativas para a pessoa que estava na linha e ao final desligou com um sorriso no rosto e falou: em que posso ajudar?
Fazer uma pessoa feliz por dia, talvez esse fosse o propósito desse rapaz…
Eu fui logo falando….que ligava para o ramal dele e ninguém atendia ou dava sempre ocupado. E ele respondeu, com um ar de surpresa: é mesmo? Mas eu tava aqui….com uma voz doce e tranquila que fiquei envergonhada de continuar reclamando.
Final feliz? Mais que isso…um exemplo de inteligência emocional para ficar na memória
Ele resolveu meu problema, me tirou do caos e foi inspiração. Fiquei refletindo: as mulheres estavam extremamente estressadas e essa “alma” masculina me fez lembrar dos contos de fada….como dizia a Cinderela: Seja gentil e tenha coragem!
Obrigada Silmar por ser gentil, quando tinha todos motivos para reclamar! Histórias assim reforçam “nossa coragem” para continuar acreditando no empreendedorismo no Brasil, apesar de todos desafios!